sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Qual é o intuito mor da Filosofia nos dias de hoje?

Bom, sobre a questão do E.A.B. de Bragança Paulista sobre um "intuito mor" da Filosofia Contemporânea...
Precisamos ter em mente, num primeiro momento, que não seria justo destacar um campo apenas, visto que uma variedade de assuntos são discutidos e retomados pelos nossos pensadores. Afinal, a Filosofia nunca se atém a discutir apenas um assunto ou um campo específico, pelo contrário, a variedade de temas abordados é sua marca registrada.
Podemos, no entanto, destacar suas principais preocupações na contemporaneidade. Preocupações ligadas a tentativa de entender a estrutura do pensamento e da linguagem do homem nas áreas da:
  1. Filosofia da Mente (que busca tratar das questões referentes ao dualismo mente/corpo);
  2. Filosofia da Linguagem (que tenta entender a estrutura por meio da qual acontece a linguagem e a comunicação de forma eficiente);
  3. Filosofia Clinica (em desenvolvimento no Brasil, essa área é uma tentativa de tratar dos problemas existenciais do homem através da reflexão filosófica)
Esse são exemplos que eu destaquei aqui, mas a Filosofia não se resume a esses problemas. Ainda temos em cada parte do mundo filósofos tratando de metafísica, ética, filosofia política e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário